Categorias
Indicações & Listas

14 de livros de música indispensáveis para presentear no Natal

O Natal, originalmente destinado a celebração do nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno (natalis invicti Solis), teve sua função alterada depois de séculos. 

No século III, a festividade foi ressignificada pela Igreja Católica, que tinha como objetivo estimular a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano. Desde então, a data ficou marcada como o nascimento de Jesus de Nazaré. 

Com a chegada do Natal, aquela dúvida sobre como ou com o que presentear alguém — ou a si mesmo — vem junto. Foi pensando nisso que elaborei uma pequena lista de livros de música

Todas as dicas são de obras que possuo ou já li. Garanto que são presentes excelentes — e isso vale mais do que qualquer resenha, né? 

Outra coisa importante é que toda vez que você adquire algo através de um dos nossos links, você automaticamente está ajudando a Têmpora Criativa a se manter. Agradecemos por isso.

14 livros de música para presentear 

Para não ter erro do que comprar para os fãs da música brasileira contemporânea indicamos duas obras: Cadernos, de Willy Corrêa De Oliveira e Diálogo com cartas, de Jocy de Oliveira.  

Para quem quer entender como a música funciona na nossa mente: A música no seu cérebro: A ciência de uma obsessão humana, de Daniel J. Levitin.

Para quem gosta de história da música, as dicas são: O triunfo da música, de Tim Blanning e Música Eletroacústica, de Flo Menezes.

Agora se o presenteado for um compositor, recomendamos fortemente que você escolha entre: O ofício do compositor hoje, organizado por Livio Tragtenberg ou Fundamentos da Composição Musical, de Arnold Schoenberg

Caso a pessoa seja estudante de música, com certeza ela vai precisar do: Teoria da Música, de Bohumil Med.

Para os amantes da harmonia, os livros recomendados são: Harmonia no Século XX, de Vincent Persichetti e Funções Estruturais da Harmonia, de Arnold Schoenberg.

Caso já possua habilidades rítmicas, a dica é Rítmica, de José Eduardo Gramani

Para finalizar, outras leituras diversas que são muito importantes para professores, estudantes e músicos em geral: De segunda a um ano, de John Cage, Música e mediação tecnológica, de Fernando Iazzetta e Música, inspiração e criatividade: Uma linguagem universal, de Jon-Roar Bjørkvold.

Assine o Lambrequim

Recebeu essa nota por e-mail ou pelo whats e gostou? Então junte-se aos quase 2 mil assinantes da newsletter Lambrequim e receba, toda quarta-feira, uma seleção sobre música, livros, criatividade e como ser artista independente em um mundo de mudanças constantes.