Lambrequim logo newsletter

a newsletter de cultura e tecnologia da Têmpora Criativa

Hana Matsuri 2022

2022, o ano do Hana Matsuri do Renascimento

Pode se preparar porque o Hana Matsuri 2022 está chegando!

16º Hana Matsuri será realizado nos dias 30 e 31 de julho no Parque São José (região metropolitana de Curitiba). E o melhor: a entrada no evento é gratuita!

O festival de cultura japonesa irá das 11h às 19h e contará com a praça de alimentação com pratos típicos japoneses, a feira de artesanatos típicos, o palco com atrações culturais e oficinas gratuitas para os visitantes.

Em 2022, o Hana Matsuri acontecerá em julho. Tradicionalmente realizado em abril, mês no qual é celebrado o nascimento de Buda, este ano foi transferido para julho para garantir a segurança sanitária dos visitantes.

Atrações Culturais

O festival começa no sábado com o cortejo dos acólitos e distribuição de amamori (amuletos de proteção), seguido da cerimônia do Kambutsue (banho de chá doce no pequeno Buda).

Em seguida, será realizada a cerimônia de abertura do evento e iniciadas as atividades no palco.

Entre os grupos folclóricos e culturais confirmados estão: Wakaba Taiko, Wakaba Yosakoi Soran, Ryukyukoku Matsuri Daiko, Contação de História com Silviane Mattoso, Teatro de Bonecos da Oficina de Bonecos da Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais, Grupo Folclórico Italiano Cuore d’Itália, Wawel – Grupo Folclórico Polonês de Murici, além de apresentações de grupos de Kpop e karaokê.

Este ano o festival também contará com um espaço cultural para os visitantes. Nele, os visitantes poderão participar de oficinas, ministradas por artistas independentes, e adquirir seus trabalhos na livraria criada especialmente para o evento.

As oficinas serão gratuitas e acontecerão no período da tarde, das 13h às 18h, nos dois dias de festival. Os visitantes poderão participar de oficinas de desenho, aquarela, haikai e escrita criativa.

Já na livraria serão comercializados os trabalhos dos artistas que ministrarão as oficinas. Entre eles estão João FerreiraHosana CristinaAriel DacunhaRaphaela CorsiAlvaro PosseltMylle Pampuch e Fulvio Pacheco.

Comprar os trabalhos dos artistas independentes é uma forma de apoiar o trabalho deles e ajuda-los a continuar disseminando arte e conhecimento.

Sobre a origem do Hana Matsuri

De acordo com a sua biografia, no momento de seu nascimento, uma música celestial ecoou pelos quarto cantos do universo e todos os seres que habitavam o mundo sentiram uma grande bem aventurança.

As flores desabrocharam mostrando todo o seu colorido e do céu caiu uma suave chuva de nectar.

Existem várias denominações para o Buda : Xaquiamuni, Oshakasama, Shakuson que significam “ pessoa venerável da família Shaka”.

O nascimento do Buda ocorreu há aproximadamente 2630 anos, no nordeste da India e quando criança era chamado de Sidharta Gautama.

Sidharta era filho de rei Sudhodana e da rainha Maya.

O seu nascimento é precedido por um fenômeno muito interessante.

Certa noite a rainha Maya teve um sonho estranho. Um elefante branco surgira e entrara em seu corpo através de sua axila direita.

Muitos interpretaram o sonho como um bom presságio, pois entendiam que em breve a rainha conceberia um filho.

Assim, os budistas do mundo inteiro fazem questão de incluir nas comemorações do nascimento do Buda a imagem de um elefante branco, pois ele é o mensageiro do seu nascimento.

Instagram — www.instagram.com/hanamatsurisjp

Facebook — www.facebook.com/hanamatsurisjp

Tiktok — www.tiktok.com/@hanamatsurisjp


Publicado

em

por