Categorias
Criativar

Como nasce a criatividade

Criatividade é um tema em voga e muito explorado nos dias de hoje — e não é pra menos: ser criativo é tido como uma das dez habilidades do futuro nos renomados fóruns internacionais de Davos e da ONU. Mas, apesar da importância, a dúvida é outra: como as pessoas podem ter uma vida criativa?

Dentro do nosso cérebro, a criatividade acontece na intercomunicação de três áreas distintas: a rede de modo padrão, usada quando estamos tendo ideias ou simplesmente imaginando; a rede de controle executivo, ativada na tomada de decisões e avaliações de ideias; e a rede de saliência, usada para discernir quais ideias são relevantes e para facilitar a transição das ideias entre os modos padrão e executivo.

A rede de saliência é responsável por fazer a ponte entre as ideias obtidas e a validação destas. No entanto, na maioria das vezes a rede de modo padrão para de funcionar quando a rede de controle executivo está ativa — e vice-versa.

Uma pesquisa publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) indica que as pessoas mais criativas conseguem utilizar duas ou mais redes neurais ao mesmo tempo. 

Em outras palavras, ao mesmo tempo que a ideia é formulada na rede de modo padrão, ela já está sendo avaliada pela rede de controle executivo, por exemplo. É como se as ideias encontrassem atalhos em nossas redes neurais e fossem se aprimorando quase que instantaneamente.

“O cérebro criativo está conectado de uma maneira diferente, e as pessoas criativas são mais capazes de ativar sistemas cerebrais que tipicamente não funcionam juntos”, afirma Roger Beaty, líder da pesquisa e especialista em neurociência cognitiva pela Universidade Harvard.

A pesquisa só confirma uma hipótese que vem sendo alimentada há muito tempo: a de que é possível treinar o nosso cérebro para viver uma vida criativa.

O treinamento do cérebro é chamado de neuroplasticidade — a capacidade que todos nós temos de aprender novas atividades e modificar hábitos antigos, independente da idade. 

Nessa seção do Lambrequim, nós traremos dicas simples sobre como você pode inserir a criatividade na sua vida e treinar o seu cérebro em qualquer atividade que deseje desenvolver.

Assine o Lambrequim

Recebeu essa nota por e-mail ou pelo whats e gostou? Então junte-se aos mais de 2 mil assinantes da newsletter Lambrequim e receba, toda quarta-feira, uma seleção sobre música, livros, criatividade e como ser artista independente em um mundo de mudanças constantes.