Categorias
Pirambeira

Enquanto a classe artística passa necessidades…

…Mario Frias, secretário especial da Cultura, além de demonstrar despreparo, agora faz shows de horrores, com escândalos e ofensas — isso, é claro, acompanhado de seu revólver na cintura. Um bicho feroz, sem ela…

A pirambeira não para. Enquanto o Brasil acompanha a CPI da Covid, consultas públicas seguem abertas no site do Senado Federal. Uma delas é sobre a criação do projeto de Lei Complementar nº. 73 de 2021 (PLP 73/2021), a Lei Paulo Gustavo.  

O projeto dispõe sobre as ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19. Para isso, prevê a distribuição de quase R$4 bilhões para Estados e Municípios.   

Como já explicamos aqui no Lambrequim, o investimento em Cultura é mais do que benéfico para o país — e, neste momento, é mais do que necessário. É a possibilidade de dar suporte (mesmo que tardio), a milhares de trabalhadores da Cultura. 

Entretanto, a máquina do ódio está a todo vapor com seus robôs. Isso porque, para votar, não é preciso confirmar sua identidade e não há teste de autenticação — ou seja, até a votação para o BBB é mais segura do que a dessas consultas públicas.

Mas o que gerou tanta negativa e atiçou os bots? Simples: o projeto é uma proposição de senadores petistas.  

O próprio informativo sobre o funcionamento da consulta, diz claramente que “ela tem o propósito de sinalizar a opinião do público que participou da consulta, de modo a contribuir com a formação de opinião de cada senador”.

Ou seja… Os votos da consulta pública não precisam ser seguidos por senadores (os votantes), mas até onde podem influenciar?

Você pode ler o projeto na íntegra aqui, e depois de tirar suas conclusões, votar aqui

Para fechar, a demonstração da completa ignorância — no que diz respeito à medidas em prol da Cultura — por parte do supracitado secretário especial da Cultura e do deputado federal Eduardo Bolsonaro:  

Assine o Lambrequim

Recebeu essa nota por e-mail ou pelo whats e gostou? Então junte-se aos mais de 2 mil assinantes da newsletter Lambrequim e receba, toda quarta-feira, uma seleção sobre música, livros, criatividade e como ser artista independente em um mundo de mudanças constantes.