Categorias
Artigos

Lições de composição musical com Chaves e Chapolin

O seriado “El Chavo del Ocho” estreou na TV TIM, no México em junho de 1971. No Brasil, o programa batizado como Chaves começou a ser exibido em 1984 como parte do programa do palhaço Bozo, na emissora TVS, que depois viria a se chamar SBT (Sistema Brasileiro de Televisão).


O restante da história você já conhece — mas, se não for o caso, existem pessoas na imensidão da internet especializadas no assunto. Nesse artigo, escrito por Cássio Menin, você conhecerá outra história — a história da trilha sonora atribuída no Brasil aos seriados Chaves e Chapolin, em especial as BGM – Background music.

Algumas das faixas do disco Bruton Music – Kids and Cartoons, de 1979, foram as escolhidas para a trilha sonora. Mas, que fique claro, as faixas não foram compostas especialmente para o seriado. A pergunta que fica é: são as músicas que se encaixam perfeitamente no seriado ou são as nossas memórias afetivas? Para responder a essa pergunta, Cássio faz uma análise das músicas icônicas do seriado, e nos mostra três lições podemos aprender para compor trilhas sonoras para qualquer finalidade.

Assine o Lambrequim

Recebeu essa nota por e-mail ou pelo whats e gostou? Então junte-se aos quase 2 mil assinantes da newsletter Lambrequim e receba, toda quarta-feira, uma seleção sobre música, livros, criatividade e como ser artista independente em um mundo de mudanças constantes.