Categorias
Do tempo do êpa

Lisa, o primeiro PC da Apple (1983)

Revolucionário para a época, o Lisa não vingou.

Em 19 de janeiro de 1983, a Apple lançou seu primeiro computador pessoal. Batizado com o nome Lisa (nome da filha de Jobs), o PC apresentava uma interface gráfica e mouse. Inspirada nas estações de trabalho da empresa XEROX, a ideia era tornar os computadores mais simples. 

A máquina contava com um microprocessador Motorola 68000 a 5 MHz, 1 MB de RAM, memória virtual, um disco rígido externo de 5 MB e dois leitores de disquetes 5,25″ de 871 KB. Revolucionário para a época, o Lisa não vingou. Para se ter uma ideia, em 1990, os computadores vendidos ainda possuíam menos memória que o Lisa. 

Três anos depois, nasceu o primeiro vírus para PC. Nomeado de Brain, era da classe dos Vírus de Boot, ou seja, danificava a inicialização do disco rígido. A sua forma de propagação era através de um disquete contaminado.

Criado para um computador IBM PC, o vírus foi criado pelos Farooq Alvi Brothers em Lahore, Paquistão. Acredita-se que tenha sido desenvolvido para impedir a cópia não autorizada do software que eles tinham escrito.

Assine o Lambrequim

Recebeu essa nota por e-mail ou pelo whats e gostou? Então junte-se aos quase 2 mil assinantes da newsletter Lambrequim e receba, toda quarta-feira, uma seleção sobre música, livros, criatividade e como ser artista independente em um mundo de mudanças constantes.