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O fim dos cookies?

No mundo da publicidade digital, o cookie está indo ladeira abaixo. As medidas estão mudando a maneira como as empresas atingem o público e ganham dinheiro com anúncios desde os primeiros dias da internet.

No mundo da publicidade digital, o cookie está indo ladeira abaixo. As medidas estão mudando a maneira como as empresas atingem o público e ganham dinheiro com anúncios desde os primeiros dias da internet.

Um cookie, no protocolo de comunicação HTTP é um pequeno arquivo de computador ou pacote de dados enviados por um site de Internet para o navegador do usuário, quando o utilizador visita o site.

Todas as vezes que o usuário visita o site novamente, o navegador envia o cookie de volta para o servidor para notificar atividades prévias do usuário. Desta forma, é possível, por exemplo, lembrar ao usuário senhas, itens de compras, fazer hiperligações, entre outras coisas.

Como você sabe, os cookies de terceiros têm sido o elemento básico de qualquer campanha de publicidade digital. Entretanto, no ano passado, a coisa começou a desandar. 

Em abril de 2021, a Apple enviou uma atualização que dava a opção aos usuários de não terem mais seus aparelhos rastreados

O Google não ficou para trás, anunciando planos para banir os cookies de terceiros no Chrome até 2022 (atualmente a previsão é que até 2023, finde).

Já o Brave, um navegador focado em privacidade que bloqueia cookies de terceiros,  informou que agora tem mais de 50 milhões de usuários ativos mensais.

As empresas perceberam que os consumidores estão começando a levar a privacidade mais a sério. No entanto, o fim dos cookies de terceiros também deve beneficiar os anunciantes.

Isso porque os dados não são tão bons, entregando anúncios que não estavam de acordo com o perfil dos usuários. 

A Forrester Research é uma empresa de pesquisa de mercado que presta assessoria sobre o impacto existente e potencial da tecnologia para seus clientes e o público.

Ao estudar um conjunto de dados de terceiros, a empresa descobriu que “Gênero” era apenas 50% preciso. Era o ponto de dados mais preciso no conjunto de dados vendido por esses corretores de dados e não era mais preciso do que um sorteio. A precisão de “Idade” caiu para 25%. Há quem diga que os dados são a nova moeda do mundo interconectado. Por via das dúvidas, é melhor prestar mais atenção antes de clicar em “aceitar todos os cookies”.

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