Categorias
Projetos do lado de cá

Têmpora Criativa: projetos para 2022

Na semana passada, fizemos uma retrospectiva com todos os projetos, oficinas e conteúdos que produzimos em 2021. Na edição desta semana, a última de 2021, olhamos para o futuro e falamos um pouco sobre o que estamos planejando para 2022.

Como já comentamos algumas vezes, iniciamos a Têmpora Criativa com o intuito de criar um espaço físico para reunir pessoas que se interessam por livros, escrita, música, criatividade e outras expressões artísticas e culturais. No entanto, a pandemia nos fez mudar de perspectiva e começamos a compreender que poderíamos conectar pessoas de outra forma — e cá estamos.

Nós seguimos apostando no espaço físico — e esperamos poder nos reunir mais em 2022 —, mas também enxergamos possibilidades incríveis no ambiente virtual. Por isso, nosso plano é atuar de forma híbrida, utilizando o espaço físico para encontros pontuais e o virtual para mantermos contato.

Essa decisão se reflete nos projetos que já temos engatilhados para o próximo ano — e que você está mais do que convidado a conhecer, acompanhar e participar.

Oficina de roteiro para histórias em quadrinhos. Ainda no primeiro semestre de 2022, a Mylle ministrará duas novas edições da oficina Roteiro para HQ: Guia Básico — dessa vez com duração de 16 semanas. Assim como as oficinas ministradas no início de 2021, as de 2022 também serão online e gratuitas.

Oficina de composição musical. Mylle e Menin, também no primeiro semestre, retomarão sua oficina conjunta Letra & Música, na qual a Mylle abordará técnicas de escrita e o Menin, técnicas de composição musical. A oficina terá apenas uma edição, duração de 10 semanas — e também será online e gratuita.

A Samurai: Sujimichi — edição impressa. Depois de receber o apoio de quase 180 pessoas (obrigada, gente!), em janeiro a história em quadrinhos A Samurai: Sujimichi será impressa e enviada aos apoiadores. Enquanto isso, você pode ler a HQ gratuitamente em http://www.asamurai.com.br.

Entre os atos de Sidéria — edições digital e impressa. A história em quadrinhos Entre os atos de Sidéria, que está em produção há quase dois anos, também já está sendo finalizada e será lançada no primeiro trimestre do ano. A HQ conta a história da primeira ópera escrita e montada em Curitiba, e também poderá ser lida de graça em breve. Clique aqui para conhecer o processo de escrita do roteiro dessa HQ.

Novos episódios do podcast Criativar. Em 2022 nós vamos produzir e publicar cada vez mais conteúdos em formato podcast. O Menin já está escrevendo textos para a segunda temporada da série Lições de Sofia; já a Mylle decidiu transformar suas Cismas em uma série em formato podcast — e já temos três episódios prontos para serem publicados.

Coletâneas de contos escritos nas oficinas Olhares Empoderados. Assim como os textos escritos pelos participantes da primeira edição da oficina Olhares Empoderados foram publicados na coletânea Olhares Empoderados • Vol I, os contos produzidos nas outras três oficinas também ganharão suas próprias coletâneas ao longo do ano. O próximo lançamento, Um conto de tudo, está previsto para o início de fevereiro.

Concurso de contos. Sim, sim e sim! Em 2022 a Têmpora Editora lançará o seu primeiro concurso de contos! Nós já temos o regulamento pronto e tínhamos planos de lançar o concurso em 2021, mas preferimos concluir alguns projetos antes de ingressar nessa nova empreitada.

Clube de assinaturas da Têmpora Criativa. E, por último, porém não menos importante: em 2022 nós lançaremos um clube de assinaturas. Os assinantes terão acesso a conteúdos exclusivos, como participar de um grupo limitado, receber exercícios de teoria musical e escrita criativa e participar de bate-papo online para conversar e corrigir os exercícios propostos.

Como você deve ter percebido, a maioria desses projetos acontecerá ainda no primeiro semestre do ano — por isso já pode ir reservando um tempo para participar das nossas oficinas, ler nossas publicações, ouvir nossos podcasts e estudar música e escrita!

Para finalizar, desejamos que 2022 seja um ano repleto de conhecimento, estudo e consciência política para todos nós!

Assine o Lambrequim

Recebeu essa nota por e-mail ou pelo whats e gostou? Então junte-se aos quase 2 mil assinantes da newsletter Lambrequim e receba, toda quarta-feira, uma seleção sobre música, livros, criatividade e como ser artista independente em um mundo de mudanças constantes.