Categorias
Neres de Neres

TikTok Wins  & prêmio de “emoji mais usado em 2021”

Você sabia que o TikTok superou o Google em buscas e que o emoji 😂 foi o mais usado em 2021? Eis algumas curiosidades que separamos para a edição 39 da newsletter Lambrequim.

TikTok Wins 

Que o TikTok, vinha para ficar, todo mundo já sabia, mas que iria ser tão popular em pouco tempo, nem tanto. 

Quando o aplicativo foi lançado oficialmente aqui no Brasil, poucas pessoas sabiam do que se tratava. Eu (Menin) cheguei a fazer uma previsão no Facebook (quando ainda usava) sobre o app: “O TikTok será a maior rede social…”.

Parece que acertei. Esses dias, a empresa de infraestrutura em nuvem Cloudflare lançou seu Year in Review 2021 — o equivalente ao Spotify Wrapped para dados de tráfego da web.

Adivinha só? O relatório da Cloudflare aponta que o TikTok disparou do 7º lugar em 2020 para o 1º lugar em 2021, ultrapassando o próprio Google no quesito buscas. 

Vale destacar que a lista classifica o tráfego do YouTube (que pertence ao Google) separadamente.

E o prêmio de “emoji mais usado em 2021” vai para…

Ao que parece, quase todo mundo usa emojis. Bom, na verdade estima-se que 92% da população online mundial utilize. E nesse mundo da comunicação digital, um, entre as milhares de opções de emojis, reina supremo.

O Tears of Joy (o rosto com lágrimas de alegria) é responsável por mais de 5% de todo o uso de emojis em 2021 (o único outro caractere que chega perto é ❤️). Os dez emojis mais usados ​​em todo o mundo são 😂 ❤️ 🤣 👍 😭 🙏 😘 🥰 😍 😊.

Emojis foram inventados no final da década de 1990 no Japão, pela NTT DoCoMo, uma das principais empresas de telecomunicações do país. A empresa queria atrair jovens consumidores para seu produto de pager e uma funcionária, Shigetaka Kurita, sugeriu o uso de imagens simples para acompanhar o texto. 

Kurita criou um primeiro lote de 176 emojis “inspirados em mangá, caracteres chineses e placas de rua” que estabeleceram as bases para os futuros emojis. Mas o interessante é que o Tears of Joy foi lançado pela primeira vez como parte de um conjunto de emojis de uma empresa de telecomunicações japonesa concorrente, a SoftBank.

O Consórcio Unicode é uma empresa que estabelece o padrão de codificação e fornece a base para o processamento, armazenamento e intercâmbio de dados de texto em qualquer idioma em todos os softwares modernos e protocolos de tecnologia da informação.

Em 2010, a empresa batizou oficialmente o emoji com o nome que conhecemos hoje. Apenas no ano seguinte a Apple fez teclados emoji para o IOS. E no ano seguinte, o grande boom, os emojis viraram uma das formas mais comuns de comunicação online.
Você pode conferir a pesquisa completa neste link.

Assine o Lambrequim

Recebeu essa nota por e-mail ou pelo whats e gostou? Então junte-se aos quase 2 mil assinantes da newsletter Lambrequim e receba, toda quarta-feira, uma seleção sobre música, livros, criatividade e como ser artista independente em um mundo de mudanças constantes.