Categorias
Artistas de Antes & Sempre

Um adeus ao “Pai do MIDI” 

Esses dias escrevemos aqui no Lambrequim sobre o protocolo MIDI. Na ocasião, fizemos um resumão das principais informações a respeito do assunto.

Falamos sobre a história, funcionamento, controladores, DAW (Digital Audio Workstation) e mostramos como criar suas próprias obras utilizando os recursos quase infinitos do MIDI.

Na última quarta-feira (1), surgiram as primeiras notícias sobre a morte de um dos “pais do MIDI”, Dave Smith, o engenheiro fundador da empresa de sintetizadores Sequential. No dia seguinte, a notícia foi confirmada nas redes sociais da empresa. 

Formado em Ciência da Computação e Engenharia Eletrônica, construiu seu próprio sequenciador analógico. Em 1974, fundou a Sequential Circuits e em 1977, projetou o Prophet-5.

O Prophet-5 foi o primeiro sintetizador analógico polifônico totalmente programável do mundo. Também se destacou por ser o primeiro instrumento musical com um microprocessador embutido. 

Esteve em produção de 1978 a 1984 e foi abraçado por músicos de todos os gêneros. O Prophet-5 estabeleceu o padrão para sintetizadores poli-programáveis. 

Em 1981, criou um protocolo padrão para comunicação entre instrumentos musicais eletrônicos de diferentes fabricantes. Ele apresentou um artigo descrevendo a ideia de uma Interface de Sintetizador Universal (USI) para a Audio Engineering Society (AES), após reuniões com Tom Oberheim e o fundador da Roland, Ikutaro Kakehashi

Após alguns aprimoramentos e revisões, o novo padrão foi apresentado como Musical Instrument Digital Interface – MIDI. Dave Smith faleceu aos 72 anos. 

Confira essa lista completa de sequenciadores desenvolvidos por Dave Smith. 

Assine o Lambrequim

Recebeu essa nota por e-mail ou pelo whats e gostou? Então junte-se aos quase 2 mil assinantes da newsletter Lambrequim e receba, toda quarta-feira, uma seleção sobre música, livros, criatividade e como ser artista independente em um mundo de mudanças constantes.