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2022, o ano dos podcasts no YouTube (?)

Lá em 2016, o Braincast já falava sobre o ano do podcast no Brasil. A previsão era evidente, mas ninguém esperava uma explosão de títulos como a que aconteceu durante os primeiros meses da pandemia. 

Agora chegou a vez do YouTube entrar de vez no universo dos podcasts.

Lá gringa, uma nova página inicial de podcasts está agora disponível para usuários da plataforma. O TechCrunch especula que o YouTube está aguardando seu evento de criadores para fazer um anúncio formal.

Enquanto isso, o YouTube está se movendo: 

Embora o YouTube seja frequentemente visto como uma plataforma de vídeo, em 2021, o YouTube Music tinha mais de 2 bilhões de usuários mensais e mais de 50 milhões de inscritos.

E apesar de concorrentes como Spotify, Apple e Amazon tenham feito grandes movimentos no espaço, uma análise da Cumulus Media descobriu que o YouTube é a plataforma de podcast mais popular da América, capturando 24,2% dos ouvintes em comparação com os 23,8% do Spotify e os 16% da Apple.

E o que isso significa? 

Por enquanto, deixa claro que o YouTube é um forte concorrente das demais plataformas, mas além disso, os dados apontam, segundo um podcast produzido pelo HubSpot, que os assinantes da plataforma de vídeos são os “mais valiosos” da internet.   

No episódio eles trazem algumas previsões sobre o futuro do YouTube e dos podcasts: 

  • O YouTube tornará seu recurso de escuta em segundo plano gratuito para todos os usuários, potencialmente oferecendo uma versão sem anúncios para assinantes; 
  • Os podcasters se beneficiarão da plataforma de descoberta do YouTube e de sua capacidade de apresentar conteúdo perene por convidado, host e tópico; 
  • O YouTube mudará o podcasting, levando os anfitriões e profissionais de marketing a mudar para um formato mais visual.

Do jeito que os anúncios no YouTube estão aumentando cada vez mais (como falamos há algumas edições), não é de se espantar que o YouTube esteja investindo cada vez mais no mercado dos podcasts.


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