Você sabia que o Spotify comprou um jogo de curiosidades sobre música? Pois é, nem eu. Mas qual a motivação por trás disso?
Você deve lembrar da recente febre de jogos deste tipo. Inclusive escrevemos sobre isso aqui no Lambrequim.
“Nada se cria, tudo se copia” (Barbosa, Abelardo).
A imitação é, às vezes, lucrativa. Recentemente, o Spotify adquiriu o Heardle, um jogo online que desafia os jogadores a adivinhar uma música em 16 segundos ou menos, por uma quantia desconhecida.
Calma, o jogo ainda será gratuito, só que agora os jogadores poderão ouvir a música completa de cada dia no Spotify.
Segundo o Spotify, o Heardle é como uma ferramenta de descoberta de música e que planeja incorporar mais “experiências interativas” em sua plataforma no futuro.
O Heardle é popular, atingindo um recorde de 69 milhões de visitantes em março, de acordo com o TechCrunch.
Caso você não lembre, Heardle é um derivado óbvio de Wordle, o quebra-cabeça de palavras que o New York Times adquiriu por um “baixo número de sete dígitos” em janeiro.
E aqui está a sacada. Em uma teleconferência de resultados do NYT disse: “O Wordle trouxe dezenas de milhões de novos usuários sem precedentes para o The Times”.
E parece haver enorme quantidade de imitadores para outras empresas que procuram atrair usuários com jogos.
Por exemplo:
A IMDb poderia adquirir Framed, o jogo onde você adivinha o filme em seis fotos ou menos;
Quem sabe o Airbnb pudesse pegar o jogo de geografia Worldle;
Talvez o Pornhub (o que?) queira Lewdle (bom, não preciso explicar né?).
E caso você esteja procurando um quebra cabeças ideal para você, que tal conferir essa lista?