Muito antes do termo virar apenas um meme viral que significa um tipo qualquer de “lacração”, a Thug Life (Vida Bandida, em tradução livre), foi um movimento social com o intuito de diminuir as mortes e a violência nas áreas pobres e nas favelas dos EUA.
Antes de seguirmos adiante, preciso dizer que, devido ao espaço desta coluna, deixarei de fora uma série de assuntos diretamente relacionados à Thug Life e, visando suprir a falta de desenvolvimento de determinados contextos e assuntos, farei as indicações através dos links no corpo do texto.
Como surgiu o termo?
O termo foi criado pelo rapper Tupac Amaru Shakur (16 de junho de 1971 — 13 de setembro de 1996) e seu padrasto, Mutulu Shakur. A sigla Thug Life ganhou um significado profundo no movimento, pois as palavras “Thug” e “Life” são formadas com as iniciais das palavras de uma frase de protesto:
T – The, H – Hate, U – You, G – Give, L- Lil (diminutivo de Little), I – Infants, F – Fuck e, E – Everyone. Formando a frase The Hate U Give Lil’ Infants Fucks Everyone — novamente em tradução livre “O ódio que você passa para as crianças fode todo mundo”.
Tupac Amaru Shakur
Ou simplesmente 2Pac, era descendente de uma família de revolucionários, que lutavam pelos direitos civis de negros norte-americanos, movimento que ficou conhecido como Partido Panteras Negras.
É considerado um dos músicos mais importantes da história do Rap. Além de rapper, foi ativista e ator. Atraiu uma quantidade muito grande de fãs, amigos e, por conseguinte, muitos inimigos — entre estes, a polícia americana, que atuou em nome do governo para calar a voz dissonante.
Com relação à música, suas canções falam sobre como crescer no meio da violência e da miséria nos guetos, do racismo, dos problemas da sociedade e dos conflitos com os outros rappers, em especial com Christopher George Latore Wallace, mais conhecido como The Notorious B.I.G. Ouça aqui.
Durante sua trajetória, 2Pac foi alvo de diversas ações judiciais (entre elas, foi condenado por abuso sexual, sem provas). No início de sua carreira, após sofrer uma tentativa de assalto, foi atingido por cinco tiros no estúdio do então amigo Biggie.
A partir de então, 2Pac passou a suspeitar que outras figuras da indústria do Rap estavam envolvidas em uma conspiração para assassiná-lo, desencadeando a rivalidade entre as costas Leste e Oeste.
Em 1992, 2Pac reuniu membros de gangues rivais conhecidos como os Cripse os Bloodspara assinar o código da Thug Life. O evento ocorreu na Califórnia e ficou conhecido como Truc Picnic.
Algumas pesquisas apontam que após o acordo, outras gangues passaram a usar o código. Acesse esse link para saber mais sobre o contexto histórico e os movimentos sociais norte-americanos.
Em 7 de setembro de 1996, Tupac foi atingido por quatro tiros num tiroteio, na cidade de Las Vegas. Ele faleceu seis dias depois, vítima de insuficiência respiratória e parada cardíaca, na Universidade Médica de Nevada.
Devido em grande parte à falta de provas oficiais, muitas investigações e teorias relacionadas ao assassinato surgiram. Você pode ler mais sobre a vida de 2Pac ao acessar esse link. Você também pode assistir ao documentário sobre o assassinato de 2Pac neste link. Até os dias de hoje o caso não foi solucionado.
A deturpação do termo
A expressão, criada na década de 1990, popularizou-se principalmente entre os gangsters e mafiosos norte-americanos, que deturparam o sentido do termo defendido por Tupac Shakur.
Veja nas próprias palavras de 2Pac neste vídeo.
Na atualidade, a Thug Life é compreendida como um estilo de vida, que abrange desde o estilo musical até a moda, criando um estereótipo particular para os membros desta “comunidade”.
Na internet, a expressão se transformou em meme, sendo destacado principalmente a célebre frase do rapper Tupac Shakur sobre a explicação do conceito da Thug Life: “I didn’t choose the thug life, the thug life chose me” — em tradução livre “Eu não escolhi a vida bandida, a vida bandida que me escolheu”.
A frase é colocada em fotos e imagens que mostram um estereótipo totalmente oposto ao da Thug Life.
No Brasil, o termo se popularizou como “Vida Loka” através do grupo de Racionais Mc’s, que faz uso do termo em seu sentido original.