Lambrequim logo newsletter

a newsletter de cultura e tecnologia da Têmpora Criativa

a black and white flag

A pirataria está de volta

Na verdade, ela nunca acabou. 

Com o cenário em constante evolução dos serviços de streaming e a eterna preocupação com a pirataria, como os preços dos serviços legalizados estão sendo mantidos? Como a indústria está lidando com o aumento do consumo de conteúdo ilegal? 

Veja abaixo uma lista dos principais serviços de streaming que conseguiram manter seus preços inalterados no último ano: 

Nenhum.

Ok, vamos ver o estado atual da pirataria online e dos esforços para combatê-la:

O custo para acessar conteúdos nunca foi tão alto. Como resultado, há um retorno das pessoas aos sites de streaming ilegais. Some a isto: as repressões ao compartilhamento de senhas, cobranças adicionais para evitar anúncios e a fadiga de assinaturas devido ao grande número de serviços disponíveis e pronto. 

Você sabe que encontrar conteúdo gratuito é tão intrínseco à internet quanto vídeos de bichos fofos. No entanto, nos últimos anos, os sites ilegais de streaming de vídeo enfrentaram desafios significativos:

Segundo uma matéria da Bloomberg, muitos consumidores abandonaram os sites “obscuros” cheios de pop-ups em favor da facilidade e da relativa acessibilidade oferecidas pelos serviços legalizados de streaming.

Nos EUA, as leis mudaram: a legislação de 2020 tornou a operação de streaming ilegal um crime.

Houve uma resposta de Hollywood: desde 2018, a Motion Picture Association (MPA) retirou do ar mais de 1,2 mil sites ilegais de streaming apenas na América do Norte.

Em 2020, as visitas globais a sites de pirataria de vídeo caíram para 104 bilhões, porém, em 2023, esse número voltou a subir para cerca de 141 bilhões de acessos.

E agora?

À medida que o custo de acesso a conteúdos legítimos e de qualidade aumenta, a indústria de streaming ilegal se torna mais sofisticada e atrativa para consumidores que buscam economizar dinheiro. Veja um estudo sobre o assunto

Em 2022, a pirataria aumentou 39% para filmes e 9% para programas de TV em todo o mundo.

Algumas operações ilegais de streaming estão gerando cerca de US$ 2 bilhões anualmente por meio de anúncios e assinaturas, ao mesmo tempo em que se tornam cada vez mais difíceis de serem interrompidas (por exemplo, aceitando pagamentos de assinaturas em criptomoedas não rastreáveis).

A Câmara de Comércio dos EUA estima que a economia norte-americana perde US$ 30 bilhões em receita anual e cerca de 250 mil empregos devido ao streaming ilegal.

A pirataria também é usada como uma “desculpa” por Hollywood. Em 2023, foram cortados 44 mil empregos entre maio e outubro de 2023.

Curiosidade

Os filmes mais pirateados em 2022 foram:

🎬 Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (21%);
🎬 Batman (13%);
🎬 Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (10%);
🎬 Thor: Amor e Trovão (9%);
🎬 Adão Negro (9%);
🎬 Uncharted: Fora do Mapa (8%);
🎬 Eternos (8%);
🎬 Top Gun: Maverick (8%)


Publicado

em

por