A Amazon está desenvolvendo vacinas contra o câncer em colaboração com o Fred Hutchinson Cancer Research Center e lançou recentemente um ensaio clínico aprovado pela FDA.
E qual o objetivo?
Desenvolver “vacinas personalizadas”, que possam tratar câncer de mama e melanoma.
De acordo com um arquivo em clinicaltrials.gov (um banco de dados de ensaios clínicos administrado pela National Library of Medicine), por enquanto Amazon e Fred Hutchinson estão recrutando participantes com mais de 18 anos para o estágio inicial do estudo.
Ainda segundo o documento, Fred Hutchinson está listado como patrocinador do estudo, enquanto a Amazon está listada como colaboradora.
O estudo foi publicado pela primeira vez em outubro passado e começou em 9 de junho. Espera-se que seja concluído em 1º de novembro de 2023.
A Amazon diz que: “…está contribuindo com conhecimentos científicos e de aprendizado de máquina para uma parceria com Fred Hutch para explorar o desenvolvimento de um tratamento personalizado para certas formas de câncer”.
A empresa informa ainda que “…este será um processo longo e de vários anos, se progredir, estaremos abertos a trabalhar com outras organizações de saúde e ciências da vida que também possam estar interessadas em esforços semelhantes”.
A Amazon vem aprofundando sua presença no setor de saúde nos últimos anos. A empresa lançou em 2020 uma farmácia on-line e ampliou seu serviço de telessaúde (Amazon Care).