Categorias
Do tempo do êpa

De onde vem esse tal de Lorem Ipsum?

Embora o latim seja uma língua “praticamente” morta, todo mundo que passa algum tempo na internet está familiarizado com a frase latina “Lorem Ipsum”. Esta é a primeira linha de um texto fictícioque os designers usam para avaliar o layout de uma página. Quando alguém esquece de substituir o latim pela mensagem pretendida, o “Lorem Ipsum” tende a aparecer (geralmente de maneira hilária).

A história da origem do “Lorem Ipsum” é complicada. Embora sua origem exata seja desconhecida, o texto tem mais de 2.000 anos de história e já foi usado por tipógrafos e designers por décadas. Hoje, é um elemento comum no mundo do design e da tipografia, e é frequentemente usado para ilustrar exemplos de como um layout será apresentado.

A tradição do uso de “Lorem Ipsum” em design gráfico e tipografia começou no século 16, quando um tipógrafo o usou em um livro de tipos de letra, e continuou por centenas de anos.

A origem do “lorem ipsum” é controversa. Acredita-se que a frase tenha sido derivada de um texto de Cícero, filósofo romano, que a escreveu como uma maneira prolixa de dizer “sem dor, sem ganho”. No entanto, a tradução popular do texto de Cícero não apareceu até 1914, o que torna essa origem improvável.

A empresa de design britânica Letraset introduziu a frase “Lorem Ipsum” em seus anúncios na década de 1960, embora a razão exata ainda seja desconhecida. A partir daí, a frase se tornou amplamente utilizada pelos designers para avaliar o layout de uma página. Hoje em dia, existem geradores de texto on-line que oferecem opções divertidas, como Hipster Ipsum e DeLorean Ipsum. Até 2014, o latim era a língua oficial da Cidade do Vaticano.

Assine o Lambrequim