Lambrequim logo newsletter

a newsletter de cultura e tecnologia da Edições Tempora

Entre os atos de Sideria capa história em quadrinhos

Entre os atos de Sideria — Apresentação

Tive contato pela primeira vez com a história da montagem da ópera Sideria em 2017, quando Cássio Menin me contou a importância que Léo Kessler teve para o ensino de música em Curitiba no início do século XX. Saber da primeira ópera escrita e montada no Paraná me deu aquele lampejo de “preciso contar isso pra todo mundo”. Desde então, à medida que pesquisávamos sobre o assunto, mais certeza eu tinha de que era uma grande história, uma história que ia além da ópera em si. 

Página 27 da história em quadrinhos Entre os atos de Sideria

Pensar nas circunstâncias, nas pessoas e nos meios encontrados para montar uma ópera em 1912 em Curitiba nos ajuda a refletir sobre como a cultura e os artistas sobrevivem hoje, mais de cem anos depois, em nossa cidade.

A maioria das produções culturais é realizada em grupo e depende de mais fatores externos do que meras criatividade e dedicação para acontecer. Financiamento, políticas públicas, contatos, pessoas interessadas, divisão de trabalho, estudo, experiência e equilíbrio emocional são alguns desses fatores que, quando bem combinados, geram resultados como este livro que você tem em mãos agora.

Página 38 da história em quadrinhos Entre os atos de Sideria

Entre os atos de Sideria é uma história que escrevi com o intuito de mostrar os bastidores da produção artística. Com base nas notícias, fotos, textos e informações levantadas ao longo da pesquisa, escrevi a minha versão de como foi o dia de estreia da ópera Sideria e intercalei as cenas com flashes do passado, explicando como cada um daqueles personagens chegou até ali — e, em alguns casos, o que aconteceria com eles em um futuro próximo.

Página 47 da história em quadrinhos Entre os atos de Sideria

Dessa forma, a leitura da HQ é um ir e vir constante, no qual convido leitoras e leitores a imaginar comigo como aquele grupo de pessoas se sentiu enquanto trabalhava para realizar o desejo de montar uma ópera paranaense. O surgimento da ideia, as pessoas que a começaram e as que chegaram depois, quais eram as expectativas de cada uma, o que sonharam para o futuro, o que deu certo, o que deu errado. Em outras palavras, não se trata só de montar uma ópera, ou só de produzir um trabalho artístico, mas do impacto que essas produções causam na vida de quem trabalha e sonha com elas

Página 77 da história em quadrinhos Entre os atos de Sideria

Depois que você concluir a leitura de Entre os atos de Sideria, te convido a conhecer osite do projeto. Nele, você encontrará muito material complementar. São fotos, notícias dos jornais da época, referências bibliográficas, pequenas biografias sobre cada um dos personagens citados e uma linha do tempo com os acontecimentos mencionados — material preparado para te ajudar a mergulhar ainda mais na história.


Publicado

em

por