O Musikalisches Würfelspiel, ou Jogo de Dados Musical, foi uma prática lúdica do século XVIII que introduziu um elemento de aleatoriedade na criação musical. Esse método permitia que até mesmo pessoas sem conhecimento técnico em música criassem composições completas, geralmente no estilo de um minueto, ao combinar lançamentos de dados com tabelas que correlacionavam os resultados a trechos musicais predefinidos.
O funcionamento é simples: após lançar os dados, o participante consultava a tabela e encontrava o trecho musical associado à soma obtida. Esses fragmentos são então organizados em sequência para formar uma peça coerente.
Apesar do aspecto aleatório, os trechos eram cuidadosamente compostos de antemão, garantindo que a música resultante fosse estilisticamente apropriada e musicalmente coesa.
Embora não se trate de uma técnica composicional no sentido tradicional, o Musikalisches Würfelspiel reflete uma abordagem criativa e inovadora para a época.
O jogo é considerado um precursor das práticas modernas de composição algorítmica, antecipando o uso de sistemas e regras para gerar obras musicais. O
Amadeus
Mozart é frequentemente citado em relação a um Musikalisches Würfelspiel publicado após sua morte, embora até hoje a atribuição ainda seja objeto de debate.
O jogo que está associado ao compositor contém 176 compassos pré-escritos, permitindo que as combinações geradas pelos dados resultem em minuetos únicos e perfeitamente estruturados.
Abaixo temos uma explicação detalhada do jogo atribuído à Mozart, bem como, as tabelas para que você possa compor sua própria obra.
Regras
Estrutura da Tabela do Minueto (Dois Dados)
- Sentido Vertical (Soma dos Dados):
- Cada linha vertical representa todas as somas possíveis dos dois dados.
- As somas variam de 2 (mínima) a 12 (máxima).
- Cada soma corresponde a uma linha específica na tabela, que é consultada após o lançamento.
- Sentido Horizontal (Número de Compassos):
- A tabela possui 16 colunas horizontais, correspondendo a 16 compassos necessários para formar o minueto.
- Cada coluna contém números que indicam os trechos musicais pré-definidos a serem usados em cada compasso.
- Os números nas colunas são referências para compassos específicos escritos previamente pelo compositor.
Estrutura da Tabela do Trio (Um Dado)
- Sentido Vertical (Valores do Dado):
- Cada linha vertical corresponde ao número obtido no lançamento de um dado.
- Os valores variam de 1 a 6.
- Colunas Horizontais (Compassos do Trio):
- Similar ao minueto, cada coluna horizontal contém números que indicam trechos musicais, mas neste caso são usados apenas 6 opções possíveis por compasso.
Como Jogar e Criar uma Composição
- Definir o Primeiro Compasso:
- Lance dois dados e some os valores. Por exemplo, se a soma for 8:
- Consulte a linha vertical correspondente ao valor 8.
- Veja o trecho musical listado na coluna 1 (primeiro compasso).
- O número indicado (ex.: 152) corresponde ao primeiro compasso da peça.
- Lance dois dados e some os valores. Por exemplo, se a soma for 8:
- Continuar o Processo:
- Lance novamente os dados para o próximo compasso. Caso a soma seja novamente 8:
- Desta vez, olhe na coluna 2 (segundo compasso).
- Anote o número indicado (ex.: 60), que será o trecho musical do segundo compasso.
- Lance novamente os dados para o próximo compasso. Caso a soma seja novamente 8:
- Repetir Até Completar o Minueto:
- O processo é repetido 16 vezes, com cada soma dos dados gerando um compasso correspondente ao número indicado na tabela.
- Compor o Trio:
- Para o trio, use apenas um dado. Cada valor do dado (de 1 a 6) é consultado na tabela correspondente, similar ao processo do minueto.
- Repita até completar os 16 compassos restantes.
- Resultado Final:
- O minueto e o trio juntos formam uma peça de 32 compassos, com início, meio e fim estruturados.
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