Lambrequim logo newsletter

a newsletter de cultura e tecnologia da Têmpora Criativa

O TikTok está obcecado pelo Ruído Marrom!

Você que acompanha o Lambrequim há algum tempo, deve se lembrar que escrevemos uma série chamada A Apoteose do Ruído

Pois bem, eis que, nos últimos dias, aquilo que já falamos nos dois artigos se tornou realidade, só que em proporções virais inimagináveis — tudo isso graças à maior rede social da atualidade, o TikTok.  

Nos últimos meses, usuários da rede têm descoberto os poderes do Ruído Marrom (Brown Noise). Alguns deles chegam a declarar que o ruído é “revolucionário” e possibilita uma “mudança de vida”. 

Alguns vídeos (no link acima) possuem mais de 10 milhões de visualizações.

Mas afinal, o que é Ruído Marrom? 

O Ruído Marrom (também conhecido como ruído browniano) é um tipo de som de baixa frequência produzido pelo mesmo processo que causa o chamado movimento browniano

Ele também é conhecido como “Ruído Vermelho”. Os efeitos calmantes do ruído de baixa frequência derivam de sua proximidade com os sons de cachoeiras, trovões ou chuva forte.

Um botânico escocês, chamado Robert Brown, descobriu esse tipo de ruído em 1827. Segundo a história, ele olhava através de um microscópio os grãos de pólen suspensos na água. 

Para sua surpresa, os grãos de pólen pareciam dançar e se mover, mesmo não estando vivos. Ele não conseguiu encontrar uma explicação, mas registrou suas observações para a posteridade. Quase cem anos depois, o então desconhecido Albert Einstein se interessou pelo problema. 

Em um único artigo, publicado em 1905 na revista Annalen der Physik, Einstein explicou o movimento de partículas microscópicas como consequência de átomos ou moléculas se chocando constantemente, fornecendo um caso sólido para a própria existência de átomos, que, até naquela época, tinha sido muito debatido. Surge então o que os cientistas chamam de “movimento browniano”

E você, também se sente mais calmo e dorme melhor ouvindo ruídos marrons ou prefere pegar no sono com o máximo de silêncio?


Publicado

em

por