O Spotify está se preparando para fazer dos audiolivros o próximo alvo de seus negócios.
No mês passado, os executivos da empresa apresentaram o negócio de audiolivros para seus investidores como seu próximo foco.
Isso pode ter enormes repercussões, não apenas para o próprio negócio do Spotify, mas também para a indústria editorial.
Daniel Ek, que é o CEO do Spotify, diz que “…os audiolivros, em suas diversas formas, serão uma grande oportunidade (…) e assim como fizemos no podcasting (…) entraremos para vencer.”
No ano passado a empresa deu o primeiro passo, adquirindo a Findaway. A plataforma de audiolivros é muito parecida com a Anchor.
Ela permite que os autores criem, distribuam e monetizem seu trabalho e, com a aquisição, o Spotify conquistará uma parte fundamental do ecossistema de audiolivros.
Como o modelo funcionará ainda não está definido, mas a princípio alguns dos audiolivros serão gratuitos. A chefe de negócios de conteúdo e publicidade Dawn Ostroff disse: “Estamos procurando trazer monetização de anúncios para audiolivros”.
Uma grande mudança para a indústria, já que os audiobooks normalmente não são baratos e os serviços de assinatura do Audible e do audiobooks.com da Amazon são baseados em créditos (1 crédito por livro).