Categorias
Projetos do lado de cá

Exercícios para começar a Ouvir o Mundo

Muitas pessoas ainda acreditam que o pensamento musical é conquistado apenas por músicos ou por quem dedica tempo estudando teoria musical. No entanto, uma vez que o som e a música estão presentes em vários momentos de nossas vidas, todos podemos aprender a abrir os ouvidos para a sonoridade que nos rodeia.

Essa é a proposta do livro Pensando Musicalmente, disponível para download gratuito no site Paraná Cultura. Escrito por Cássio Menin, a obra traz 43 exercícios simples que você pode aplicar no seu dia-a-dia para começar a ouvir o mundo ao seu redor. Além disso, o leitor é livre para realizar as atividades propostas na ordem e na frequência que preferir.

Apoiado pelas ideias de escuta ativa apresentadas por teóricos como Murray Schafer e Keith Swanwick, Pensando Musicalmente é um convite para todos — músicos ou não — treinarem seus ouvidos e prestarem mais atenção às relações sonoras que permeiam nossas vidas.

Assim como o Realidades pré-distópicas (& modos de usar) a obra foi uma dos selecionadas no edital Licenciamento de Obras Literárias Digitais, lançado no final de 2020 através da Lei Aldir Blanc. No site Paraná Cultura você pode encontrar todas as obras contempladas nesse e em outros editais, entre vídeos, livros digitais, audiolivros e podcasts. E se você curte a interseção dos assuntos “processos criativos” e “composição musical”, leia o memorial do processo composicional da música Sujimichi, escrito por Cássio Menin, na seção Artigos do Lambrequim.

Assine o Lambrequim

Recebeu essa nota por e-mail ou pelo whats e gostou? Então junte-se aos quase 2 mil assinantes da newsletter Lambrequim e receba, toda quarta-feira, uma seleção sobre música, livros, criatividade e como ser artista independente em um mundo de mudanças constantes.