Lambrequim logo newsletter

a newsletter de cultura e tecnologia da Edições Tempora

Apoie o projeto Narrativas Marginais

A falta de medidas protetivas, de apoio e amparo no enfrentamento de problemas urbanos, sociais e econômicos, por parte dos governantes, foi aprofundada nas periferias brasileiras devido à pandemia. 

Na grande maioria das comunidades não há investimento — seja público, privado ou de qualquer organização do terceiro setor — voltado para a cultura e o esporte.

Entretanto, as ações sociais, desenvolvidas por iniciativa dos próprios membros das comunidades, não pararam um instante sequer. 

Contando com o apoio de centenas de dezenas de participantes, em sua maioria voluntários, projetos de cunho sociocultural encontraram, nos sites de financiamento coletivo, uma alternativa plausível para o desenvolvimento de iniciativas emergenciais de combate aos efeitos do coronavírus. 

O projeto Narrativas Marginais é uma das iniciativas desenvolvidas aqui na capital paranaense. No caso do NM, a idealização é do Núcleo Periférico, uma organização formada por pessoas da periferia de Curitiba e região metropolitana. 

A proposta do projeto é oferecer de forma gratuita oficinas de Literatura, Música e Cinema durante 3 meses. 

O objetivo é atender ao menos 90 crianças e jovens da Vila Pantanal, no bairro Alto Boqueirão em Curitiba, uma comunidade de ocupação sem regularização fundiária, com indicadores de vulnerabilidade social e violência muito elevados. 

A cada real investido, o projeto irá receber mais R$2 do Fundo Enfrente, uma iniciativa do site de financiamento coletivo Benfeitoria e da Fundação Tide Setubal. Portanto, ao atingir a meta, o projeto triplica o valor arrecadado junto aos doadores. 

Caso você tenha interesse em apoiar um projeto de outra região do País, na página do Fundo Enfrente no Benfeitoria, você encontra dezenas de iniciativas de suma importância.


Publicado

em

por