Na edição 94 do Lambrequim, enviei um artigo sobre como editar textos escritos ao longo do tempo para que eles se transformem em um livro.
Pois bem, aquele artigo foi pensado como um roteiro de vídeo — e, como você é um dos primeiros leitores dos nossos experimentos, chegou a hora de eu te mostrar o vídeo pronto, que acabei de postar no meu canal no YouTube.
Aproveitando a deixa, quero comentar três aspectos (uma mini cisma) sobre a produção desse conteúdo.
Sobre a ideia para o artigo-vídeo
Tirei o mês de janeiro para reler, reescrever e editar todos os textos soltos que escrevi de 2018 a 2022. O resultado foi um livro de poemas em prosa que agora está nas mãos dos leitores beta para que eles me digam suas impressões sobre o material.
Sobre reaproveitamento de conteúdos
Essa não é a primeira nem será a última vez que reaproveito materiais escritos na produção de outros conteúdos.
Eu já transformei em vídeo outro artigo que escrevi pra Oficina de Escrita e também reutilizei posts inteiros do site em séries de postagens para o Instagram do projeto — e em ambos os casos, deu super certo.
É legal pensar que a internet é enorme e que as pessoas consomem conteúdos de várias formas. Por isso, não precisamos ficar criando conteúdos novos o tempo todo, basta que criemos algo e retrabalhemos o mesmo conteúdo de várias maneiras.
Sobre a transição do texto para o vídeo
Você sabe que eu adoro escrever e que posso fazer isso o dia inteiro, mas também tenho consciência de que, na internet, os vídeos têm muito mais alcance do que os textos. Por isso, assumi que aprender a me comunicar para a câmera também é parte do meu trabalho.
Essa foi a primeira vez que escrevi um roteiro para vídeo e fui decorando as frases para falar olhando para a câmera — e me senti muito bem!
Há muito improviso e muito ainda a ser melhorado, mas decidi fazer dessa experiência de falar olhando para a câmera um grande aprendizado — e você, assinante do Lambrequim, acompanhará de perto os bastidores dessa jornada.