Categorias
Neres de Neres

Como as legendas estão revolucionando a forma como assistimos vídeos

As legendas estão em alta e estão transformando a maneira como consumimos conteúdo em vídeo! Sim, já abordamos esse assunto antes, mas agora a situação está mais séria do que nunca. 

As legendas podem aumentar o engajamento dos espectadores com os vídeos nas redes sociais. Um estudo revelou que a maioria das pessoas prefere assistir vídeos com legendas, especialmente em locais públicos ou em dispositivos móveis. A geração Z é o público mais ativo nessas situações. Os vídeos do Facebook são um exemplo de como as legendas são essenciais para vídeos curtos e informativos.

Dados interessantes: 

  • 80% dos espectadores têm maior probabilidade de assistir um vídeo até o fim se tiver legendas;
  • 85% de todos os vídeos no Facebook são assistidos sem o som ativado;
  • 80% dos espectadores reagem negativamente a anúncios em vídeo que reproduzem som automaticamente;
  • 37% dos espectadores afirmam que as legendas de vídeo os motivam a ligar o som.

Segundo a Netflix, o número de assinantes que usam legendas mais do que dobrou entre 2017 e 2022

Já uma pesquisa da Roku revelou que 58% dos seus clientes usam legendas, sendo que dois terços deles são da geração millennials. (Ah, veja esse vídeo!

As legendas não são apenas uma questão de preferência pessoal, mas também de acessibilidade. Mais de um terço dos usuários de legendas da Roku têm algum tipo de deficiência auditiva; outro terço recorre às legendas em situações específicas, como ambientes barulhentos ou idiomas estrangeiros, e o restante simplesmente gosta de acompanhar o texto na tela.

Esse fenômeno tem impulsionado o crescimento de empresas que oferecem soluções de legendagem e transcrição para vídeos. Por exemplo, a Verbit e a Rev, duas startups de software de legendagem, receberam investimentos elevadíssimos nos últimos anos. 

Outra empresa que se destaca é a Ava, que desenvolveu um aplicativo que permite às pessoas surdas e com deficiência auditiva fazer transcrições ao vivo de qualquer conversa, desde reuniões online até bate-papos informais.

Bom, ainda acredito que o crescimento significativo das legendas está relacionado à invasão coreana nos serviços de streaming.

Assine o Lambrequim