Lambrequim logo newsletter

a newsletter de cultura e tecnologia da Edições Tempora

O ChatGPT ainda vai dar (ou tirar) muito trabalho

Recentemente, o professor Christian Terwiesch da Wharton School of Business conduziu um estudo sobre o ChatGPT, a tecnologia de inteligência artificial (IA) de linguagem natural (e com a qual a Mylle já cismou há quatro edições). 

O objetivo do estudo foi determinar se a IA seria capaz de obter aprovação em exames finais obrigatórios para a obtenção de diplomas em cursos de negócios.

Embora o ChatGPT tenha enfrentado dificuldades em lidar com algumas questões mais complexas, ele foi capaz de responder corretamente a questões básicas de gerenciamento de operações e análise de processos. 

O professor Terwiesch afirmou que: “não apenas as respostas estão corretas, mas as explicações são excelentes”.

Com 25 anos de experiência em ensino, Terwiesch afirmou que o ChatGPT é o mais próximo que a tecnologia já chegou para automatizar as habilidades de gerentes e consultores

As implicações disso para o corpo docente das escolas de negócios são significativas, pois a tecnologia pode ser usada para elevar o nível de tarefas, ao mesmo tempo que permite que os alunos se envolvam com o ChatGPT de forma crítica

Além disso, há um grande potencial para alavancar o ChatGPT para tornar o processo de ensino mais eficiente, incluindo a redação e avaliação de provas.

No entanto, o professor Terwiesch também enfatizou a importância do conhecimento básico dos alunos

Nas palavras dele:  

Um aluno do ensino fundamental ainda precisa aprender que 7 x 7 = 49 e que a capital da Pensilvânia é Harrisburg, embora as calculadoras sejam amplamente utilizadas há mais de 50 anos e os alunos possam usar o Google ou a Wikipedia para encontrar respostas.

Ele afirmou que, embora a tecnologia possa ser usada para tomar decisões complexas, ainda é necessário que os alunos aprendam conceitos fundamentais, como a tabuada e as capitais estaduais. 

Como resultado, ele planeja proibir o uso do ChatGPT em tarefas que avaliam o conhecimento básico dos alunos.

Em resumo, embora a IA ainda tenha suas limitações, o ChatGPT mostrou ser capaz de passar em exames finais de cursos de negócios

Essa tecnologia tem o potencial de transformar a forma como o ensino é realizado nas escolas de negócios, mas é importante equilibrar seu uso com a necessidade de garantir que os alunos possuam conhecimentos fundamentais

No exame final que Terwiesch aplicou, o ChatGPT obteve um conceito B.


Publicado

em

por