Na gringa, a distribuidora OverDrive registrou mais de 430 milhões de empréstimos digitais em 2020. Entretanto, a Internet Archive, que oferece acesso gratuito a livros digitais, está sendo processada pelas editoras Hachette, Penguin Random House, Wiley e HarperCollins por suposta pirataria.
A justiça decidiu que a Internet Archive pode ser responsabilizada por violação de direitos autorais. Enquanto a maioria das bibliotecas paga taxas cada vez mais inacessíveis por cada cópia digital, a Internet Archive digitaliza livros recebidos por doação e os coloca em sua Open Library.
Embora geralmente utilize um sistema de empréstimo digital controlado (CDL), a National Emergency Library decidiu fornecer acesso imediato a livros sem lista de espera, o que levou as editoras a processarem a Internet Archive.
A defesa diz que está amparada pela lei dos direitos autorais, mas o Tribunal Federal discordou e afirmou que as editoras enfrentam um possível prejuízo na receita de licenciamento. A decisão judicial pode afetar significativamente os serviços oferecidos pela Open Library no futuro.