Categorias
Neres de Neres

Olha a chuva, é mentira! Por que os aplicativos meteorológicos nos enganam?

Se você nunca foi enganado por um aplicativo meteorológico, levante a mão. Afinal, quem nunca passou por uma situação em que o app jurou que o dia seria ensolarado, mas você acabou ensopado pela chuva?  

Reclamar da falta de precisão dos aplicativos meteorológicos é quase uma tradição na internet. Todo mundo tem uma história para contar sobre como o app errou feio e estragou os planos. E não é só um aplicativo que nos decepciona, existem milhares deles por aí, todos com suas peculiaridades e nos deixando com a pulga atrás da orelha, ou o “sol” guardado na bolsa. 

Temos opções como o AccuWeather, que promete prever a chuva minuto a minuto, ou o Apple Weather, que adquiriu o amado Dark Sky e incorporou seus recursos. O Weather Channel é um clássico, com previsões de radar para as próximas 24 horas, e o Weather Underground oferece dados de mais de 250 mil estações meteorológicas locais. É uma infinidade de opções!

Ah, esses aplicativos meteorológicos, sempre nos aprontando das suas! Embora eles sejam diferentes na aparência, no fundo, eles se baseiam nos mesmos dados vindos de fontes confiáveis, tipo a NOAA e o Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo. Mas antes de nos entregarem as informações, esses dados passam por um verdadeiro show de interpretação, com meteorologistas e algoritmos específicos dos apps dando o seu toque especial.

Agora, vamos à pergunta que não quer calar: por que esses aplicativos insistem em nos enganar? Bem, a culpa é da complexidade do clima. Pequenas mudanças na umidade atmosférica podem causar um caos total nas condições meteorológicas. E não podemos esquecer dos lugares com microclimas, como as praias ou as montanhas, que acabam bagunçando ainda mais as previsões. É uma verdadeira confusão!

E aí vem a parte triste: nós mesmos temos uma boa parcela de culpa nessa história toda. Queremos uma tecnologia infalível, que nunca erre, mas, vamos combinar, quando se trata de previsão do tempo, até mesmo os melhores aplicativos dão seus vacilos. Segundo o Forecast Advisor, a precisão deles fica na casa dos 80% ou mais, mas sempre tem aquele 20% que dão uma escapada.

Então, desculpe estragar a festa, mas ainda não podemos controlar o clima com perfeição. Até lá, esteja preparado, porque aí vem chuva!

Assine o Lambrequim