Categorias
Projetos do lado de cá

Têmpora Criativa em 2021: uma retrospectiva

Dois mil e vinte e um foi um ano maravilhoso para a Têmpora Criativa. Mesmo entre desafios e dúvidas, podemos dizer que atingimos nosso objetivo de manter as pessoas (com as quais tivemos contato) focadas na arte, na criatividade e no desenvolvimento de seus projetos.

Desde que começamos a pensar na Têmpora, em julho de 2019, nós mal tivemos férias. Em pouco mais de seis meses, nós tivemos que transformar nosso espaço físico de artes em algo que ainda não sabíamos o que seria no mundo transformado pela pandemia — e manter, em paralelo, nossos projetos e aulas para poder pagar as contas.

Mas, felizmente, conseguimos nos adaptar e concretizar várias ideias.

Se você colaborou com algum dos nossos projetos, baixou nossos conteúdos, ouviu nossos podcasts e músicas, viu algum dos nossos vídeos, leu nossos livros, participou das nossas oficinas ou acompanha nossa newsletter Lambrequim, você é parte da nossa história e o motivo pelo qual continuamos colocando nossas ideias no mundo.

A partir de agora, quero te convidar para relembrar todos os projetos nos quais trabalhamos nos últimos doze meses — sendo o primeiro semestre mais intenso que o segundo. E, na edição da semana que vem, daremos spoilers do que você pode esperar de nós no próximo ano.

Janeiro

Roteiro de A Samurai: Sujimichi. Nosso ano de trabalho começou cedo, já na primeira quinzena de janeiro, com a criação do roteiro para a história em quadrinhos A Samurai: Sujimichi. A Mylle começou a elaboração do roteiro por volta do dia 10, e o concluiu em um mês, depois de algumas revisões e alterações. Clique aqui para ler sobre o processo de escrita do roteiro dessa HQ.

Ensaios para o álbum Adejo. Na mesma época, o Menin começou a planejar as datas para ensaio e gravação das sete músicas selecionadas para integrar o álbum Adejo. O interessante (e complexo) desse projeto é que cada uma das músicas foi interpretada por bandas diferentes — ou seja, cada música teve um grupo único, que precisou conciliar horários, disponibilidades e habilidades para gravar. Os ensaios começaram no finalzinho de janeiro.

Oficina Escreva seu roteiro de HQ. No dia 30/01, a Mylle ministrou a oficina online e gratuita Escreva seu roteiro de HQ. Essa oficina é uma das contrapartidas sociais do projeto Entre os atos de Sidéria, uma história em quadrinhos que conta a história da primeira ópera escrita e montada em Curitiba — e que será publicada no comecinho de 2022.

Fevereiro

Oficina Roteiro de HQ: Guia Básico. De 06 a 27 de fevereiro, a Mylle iniciou uma nova oficina de roteiro para histórias em quadrinhos, só que dessa vez abordando um conteúdo mais aprofundado. Roteiro de HQ: Guia Básico foi ministrada de forma online e gratuita, sendo uma das contrapartidas do projeto A Samurai: Sujimichi.

Início produção de A Samurai: Sujimichi. E falando em Sujimichi, assim que o roteiro ficou pronto, ele foi enviado aos oito ilustradores participantes do projeto, para que eles começassem o trabalho. Assim como na produção do álbum Adejo, trabalhar com vários ilustradores numa mesma publicação exigiu da Mylle certa adequação aos prazos e processos de produção de cada um. A produção da HQ seguiu até o final de maio.

Ensaios e gravações para o álbum Adejo. Fevereiro foi o mês dos ensaios e das gravações para o álbum Adejo. O Menin passou o mês inteiro em função do projeto, sempre falando com os músicos, organizando os horários, arranjando as músicas e acertando os detalhes. Todo sábado era dia de ir ao estúdio gravar, e muitas noites de quinta e sexta eram reservadas para os ensaios. A última música, gravada no comecinho de março, foi Força Inebriante.

Março

Mixagem e masterização do álbum Adejo. Com todas as faixas de áudio gravadas, o próximo passo da produção foi a mixagem e a masterização de cada uma das músicas. O Menin passou o mês de março acompanhando o trabalho que estava sendo feito pelo estúdio e alguns músicos tiveram que retornar ao estúdio para regravar suas partes.

Oficina Olhares Empoderados II. No dia 11/03 a Mylle iniciou a segunda turma da oficina de análise e criação literária Olhares Empoderados. Mais uma vez, as aulas aconteceram online e foram ofertadas de forma gratuita. Os encontros aconteceram até o dia 13/05, totalizando dez encontros.

Oficina Letra & Música. No dia 29/04, Mylle e Menin concretizaram uma ideia antiga: ministrar uma oficina de composição musical juntos — ele ficando responsável pela teoria musical e ela, pelas técnicas de escrita. Letra & Música foi uma oficina online e gratuita, fruto da contrapartida social do projeto Adejo. Ao todo foram cinco encontros, que aconteceram até o dia 12/04.

Lançamento do e-book Realidades pré-distópicas (& modos de usar). No dia 30/03 a Mylle lançou, em formato digital, seu segundo livro de contos. Composto por nove contos sobre realidades à beira de pequenas catástrofes, o livro foi contemplado no edital Licenciamento de Obras Literárias Digitais e pode ser adquirido tanto na Amazon quanto no site Paraná Cultura.

Abril

Lançamento coletânea Olhares Empoderados • Vol I. No dia 13/04 lançamos o e-book com os 13 contos escritos pelas participantes da primeira edição da oficina Olhares Empoderados, que aconteceu de setembro a novembro de 2020. Para celebrar a ocasião, organizamos uma live que você pode conferir aqui. Clique aqui para conhecer o livro.

Lançamento da newsletter Lambrequim. No dia 14/04 nós enviamos a primeiríssima edição da newsletter Lambrequim. Percebendo que nós tínhamos muito mais para mostrar do que o alcance das redes sociais permitia, começamos a trabalhar no projeto — e não paramos mais. Desde então, foram 37 semanas dedicando 10 horas de trabalho para produzir conteúdos que nos enchem de orgulho.

Oficina Olhares Empoderados III. No dia 17/04, quando a oficina Olhares Empoderados II estava na metade, a Mylle iniciou a terceira edição da oficina. Composta por dez encontros, foi ofertada de forma online e gratuita, terminando no dia 19/06.

Bate-papo musical Bruno Oxe. No dia 29/04, o Menin convidou o produtor musical e guitarrista Bruno Oxe para uma conversa sobre música e criatividade. A conversa é uma das contrapartidas sociais do projeto Adejo e está disponível no nosso canal no YouTube.

Maio

Início da oficina Olhares Empoderados IV. No dia 21/05 a Mylle começou a quarta e última edição da oficina Olhares Empoderados. Assim como as anteriores, online, gratuita, com dez encontros. O grand finale dessa fase do projeto aconteceu no dia 21/07, com a conclusão dessa oficina.

Lançamento do álbum Adejo. Depois de meses de produção, no dia 27/05 chegou a hora e a vez do lançamento do álbum Adejo. Para celebrar a ocasião, Menin convidou as compositoras e os compositores das canções para participar de uma live que você pode ver aqui. Já o álbum pode ser ouvido gratuitamente em mais de oitenta streamings, incluindo YouTube, Spotify, e Apple Music.

Junho

Livros e vídeos no site Paraná Cultura. Dois livros e dois vídeos produzidos por nós e contemplados em editais da Lei Aldir Blanc foram disponibilizados para acesso gratuito no site Paraná Cultura. Do Menin, você pode ler o livro Pensando Musicalmente e ver o vídeo Aplicando a teoria das inteligências múltiplas nas aulas de música. Já da Mylle você pode ler o livro Realidades pré-distópicas (& modos de usar) e ver o vídeo 5 técnicas para desenvolver o hábito da escrita.

Lançamento do livro Olhar InComum. No dia 23/06 aconteceu o lançamento do livro Olhar InComum, que reuniu os trabalhos das artistas plásticas Erika Kaminichi, Julia Ishida e Sandra Hiromoto. O livro foi editado pela Mylle, que também produziu a live de lançamento da publicação.

Julho

Oficina Olhares Empoderados Contemporâneos com Fernanda Nia. No dia 07, 08 e 09 de julho aconteceu a oficina Olhares Empoderados Contemporâneos, com a escritora convidada Fernanda Nia. Com foco em comunicação escrita para jovens adultos, a oficina é uma das contrapartidas do projeto Olhares Empoderados, sendo ofertada de forma online e gratuita.

Série Lições de Sofia no podcast Criativar. Ao longo do mês de julho, Menin produziu o publicou três episódios da série Lições de Sofia no podcast Criativar. Nesta série, ele comenta textos que relacionam arte e filosofia. Clique aqui para ouvir os episódios no Spotify.

Agosto

O mês da mudança. O mês de agosto foi todo dedicado à mudança de sede da Têmpora. Enchemos nossas caixas com livros, pintamos paredes, tiramos e recolocamos coisas no lugar nesses trinta dias. O processo gerou algumas Cismas, como a dos flyers que nunca voaram e a dos lugares entrecortados.

Setembro

Finalização da HQ Zahira. Zahira: um conto Al-Andalus é uma história em quadrinhos escrita pela Mylle que estava em produção desde 2018. Depois desse longo período de produção (clique aqui para ler a Cisma sobre esse processo), setembro foi o mês para fechar a produção do material. Nesse processo, Mylle reescreveu boa parte das falas dos personagens, diagramou o material, enviou o PDF finalizado para a revisão, fez mais alguns ajustes e, no início de outubro, mandou o material para a gráfica. Clique aqui para ver o vídeo de como ficou essa publicação.

Outubro

A Samurai na Banca de Quadrinistas do Itaú Cultural. Ao longo do mês de outubro, A Samurai, a primeira história em quadrinhos escrita e publicada pela Mylle, pôde ser lida gratuitamente no site do Itaú Cultural. Banca de Quadrinistas é um evento realizado pelo Itaú Cultural que, devido à pandemia, foi adaptado para o formato online — e ter A Samurai selecionada para participar encheu o coraçãozinho da Mylle de orgulho.

Lançamento da edição digital de A Samurai: Sujimichi. No dia 13/10 a Mylle lançou a edição digital da história em quadrinhos A Samurai: Sujimichi. A HQ pode ser acessada e lida de graça no site www.asamurai.com.br. Neste mesmo dia, foi lançada também a campanha de financiamento coletivo para viabilizar a impressão da HQ, que será lançada no início de 2022.

Lançamento da série Mudanças no podcast Criativar. No dia 20/10 começamos a publicar uma nova série no podcast Criativar. Mudanças nasceu de uma compilação de textos curtos escritos pela Mylle no final de agosto, e ganhou vida com a edição magistral do áudio pelo Menin. Clique aqui para ouvir os sete episódios na íntegra.

Novembro

Lançamento da HQ Um motor e seus corações. No dia 06/11 aconteceu o lançamento da história em quadrinhos Um motor e seus corações. Apesar de não ter sido citada até agora nesta retrospectiva, a Mylle passou de fevereiro a julho trabalhando no projeto — desde o roteiro até os ajustes nas páginas finalizadas. Produzida em parceria com a área cultural do Hospital Pequeno Príncipe, esse é mais um projeto que enche o coraçãozinho dessa roteirista de orgulho. Clique aqui para ler a HQ gratuitamente.

Dezembro

Aula Concisão & Estilo. A Fundação Cultural de Curitiba disponibilizou o vídeo da aula de Concisão e estilo ministrada pela Mylle, contemplado em um edital da Lei Aldir Blanc. A aula é parte da oficina Olhares Empoderados e pode ser acessada de graça aqui.

Lançamento do livro Vocativo. E o último projeto do ano, porém não o menos importante, foi o lançamento do livro de poemas Vocativo — enunciação de um corpo, da autora Thais Lira. O lançamento da edição impressa foi o primeiro evento presencial da nova sede da Têmpora Criativa e recebeu cerca de trinta pessoas nas três horas de evento. Clique aqui para ler dois poemas do livro.

Cansados e realizados!

Ufa! Nos cansamos só de lembrar tudo o que fizemos ao longo de 2021. Além dos projetos concluídos e lançados, trabalhamos em outros — sobre os quais falaremos com mais detalhes na próxima edição do Lambrequim.

A arte em si pode não resolver nossos problemas, mas sem dúvida ela nos ensina caminhos inusitados para resolvê-los. Manter o foco em alguma atividade simples e que nos dá prazer — como ler um livro, escrever um texto ou tocar uma música no violão — nos fortalece e nos ajuda a enfrentar as questões do dia a dia.

Com toda a experiência acumulada em 2021, seguimos para 2022 com a certeza de que fizemos boas escolhas e que queremos continuar nesse caminho, trabalhando para que cada vez mais pessoas possam desenvolver suas habilidades através da arte e da criatividade.

Assine o Lambrequim

Recebeu essa nota por e-mail ou pelo whats e gostou? Então junte-se aos quase 2 mil assinantes da newsletter Lambrequim e receba, toda quarta-feira, uma seleção sobre música, livros, criatividade e como ser artista independente em um mundo de mudanças constantes.